Quantos tipos de EPI vestimenta existem?

Quantos tipos de EPI vestimenta existem?

Por: Lakeland - 08 de Setembro de 2024

Reconhecidos e necessários a administradores de hospitais e indústrias diversas, como ambientes químicos, alimentícios e fabris, os equipamentos de proteção individual, de sigla EPI, são fundamentais a uma série de aplicações. Neste breve, mas importante artigo, iremos expor as vestimentas que melhor fazem parte deste universo. Vamos nessa?

Falando especificamente dos macacões, são alguns os exemplares que integram esta importante lista. Entre eles, destaque aos macacões para proteção de tronco e membros superiores e inferiores contra agentes térmicos, produtos químicos, umidade proveniente de operações com uso de água e umidade proveniente de precipitação pluviométrica.

Já as vestimentas de corpo inteiro abrangem modelos contra respingos de produtos químicos, umidade proveniente de operações com água, pós, choques térmicos e precipitação pluviométrica, inclusive, radioatividade e gases. 

Há diferentes vestimentas de proteção, para cada tipo de atividade, ambiente e riscos envolvidos de acordo com os materiais que se trabalha. 

Onde utilizar?

A proteção do trabalhador moderno passa por uma série de etapas, mas é fato que, via de regra, as últimas delas dizem respeito ao uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual. Em linhas gerais, as peças devem ser empregadas sempre que todas as demais medidas preventivas forem tomadas, mas ainda assim se mostrarem insuficientes para a eliminação de riscos e promoção da segurança necessária ao trabalho.

Justamente por este motivo, os equipamentos de proteção individual se fazem extremamente importantes no sentido de precisarem, de verdade, ser levados a sério. Para que sejam escolhidos no decorrer do dia a dia, porém, é mais do que necessário levar em consideração a análise de risco do ambiente de trabalho em questão.

Que tipo de macacão devo usar?

Para se saber o tipo mais adequado de macacão, deve-se observar as características gerais do ambiente e, principalmente, dos químicos ao qual se está ou poderá estar exposto. Todos os químicos possuem um registro chamado CAS – Chemical Abstracts Service, e eles deverão ser consultados com o fornecedor de roupas para ele indique o mais adequado para a sua utilização, de acordo com o tipo de proteção exigido, que pode ser de 1 a 6, sendo a um a mais rigorosa.

Para saber mais e deixar para trás as dúvidas pertinentes a este assunto, fale com quem é referência: entre em contato com a VISIO EQUIPAMENTOS e conheça a linha LAKELAND.

WhatsApp Lakeland
Lakeland www.lakelandbrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×