Heat Stress (Estresse Térmico)

Por: Lakeland - 05 de Março de 2025
Estamos enfrentando um calor extremo na maior parte do país. Portanto, atente-se ao #EstresseTérmico
Trabalhadores expostos a calor extremo ou que atuam em ambientes quentes enfrentam riscos de estresse térmico, podendo resultar em diversas doenças e lesões ocupacionais, como insolação, exaustão pelo calor, cãibras e erupções cutâneas de calor. Além disso, o calor aumenta o risco de lesões, causando mãos suadas, óculos embaçados e tonturas, enquanto queimaduras podem ocorrer por contato acidental com superfícies quentes ou vapor.
Os grupos de trabalhadores mais vulneráveis ao estresse térmico incluem aqueles ao ar livre e em ambientes quentes, como em indústrias. Indivíduos com 65 anos ou mais, excesso de peso, problemas cardíacos, pressão alta ou que fazem uso de medicamentos sensíveis ao calor também apresentam maior risco.
Para mitigar o estresse térmico no local de trabalho, os empregadores devem adotar controles de engenharia, como mudanças no design para reduzir a exposição ao calor, e medidas administrativas, como alterações em tarefas ou cronogramas. Outros exemplos incluem o uso de barreiras refletivas ou absorventes de calor, a redução de vazamentos de vapor, pisos molhados ou umidade, o aumento do número de trabalhadores por tarefa e o uso de ferramentas projetadas para minimizar a tensão manual.
Essas práticas visam garantir um ambiente de trabalho mais seguro e proteger os funcionários contra os efeitos prejudiciais do estresse térmico.
Os macacões de proteção da linha MICROMAX, ideais para a maioria das aplicações industriais, são leves e respiráveis, permitindo que os trabalhadores se sintam confortáveis durante o dia inteiro.
Fonte: Heat Stress (Estresse Térmico) – LinkedIn Newsletter Luiz Claudio Costa