Descubra se você está protegido!

Por: Lakeland - 05 de Março de 2025
O primeiro passo é verificar se seu EPI é descartável. Se for, ele apresentará o seguinte símbolo
Verifique se a cobertura do seu EPI é adequada à atividade exercida, destacadas no laudo do número do CA de seu equipamento. Essa informação pode ser obtida pelo site: caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx
Dessa forma, você se prevenirá de problemas de saúde que possam ocorrer a curto e, principalmente, a longo prazo.
A NR-06 tem como objetivo enfatizar a necessidade do uso consciente de EPIs para preservar a segurança e saúde dos colaboradores.
EPIs têm de ser de qualidade, com um bom desenho ergonômico. Inclusive, melhorando o conforto e o desempenho em suas atividades.
No caso das roupas, até mesmo microfissuras no tecido permitem a passagem de gases e fluidos, o que pode causar riscos, como por exemplo:
Irritação na pele, queimaduras, dermatite de contato, hipersensibilidade cutânea, descamação, hiperpigmentação ou despigmentação, inchaço na área contaminada, necrose tecidual;
Dano de algum órgão;
Enfraquecimento do sistema imunológico e respiratório, lesões oculares;
Desenvolvimento de alergias ou asma;
Problemas reprodutivos e defeitos congênitos;
Efeitos no desenvolvimento mental, intelectual ou físico das crianças;
Câncer.
Resumo: [irritações na pele, danos a órgãos, enfraquecimento do sistema imunológico e respiratório, problemas reprodutivos, defeitos congênitos, e até câncer.]
Os efeitos na saúde a longo prazo, como a doença pulmonar crônica, são mais significativos do que a falsa sensação de segurança no curto prazo.
Os macacões de proteção da linha MICROMAX, ideais para a maioria das aplicações industriais, são leves e respiráveis, permitindo que os trabalhadores se sintam confortáveis durante o dia inteiro.
Eles foram projetados para oferecer proteção e durabilidade a longo prazo dentro do seu ciclo de uso. Assim, eles cumprem sua função com eficiência durante todo o período necessário.
Além disso, possuem certificações internacionais, como a EN 14126 (proteção contra riscos biológicos), e a EN 1073-2 (proteção contra partículas radioativas).