A equipe não está usando EPI? Quais as principais razões pela negligência? E como incentivar o uso?

Por: Lakeland - 05 de Março de 2025
Falta de conscientização (O PERIGO INVISÍVEL):
Os trabalhadores podem não estar familiarizados com os perigos que enfrentam em seu ambiente de trabalho, ou com o equipamento projetado para protegê-los desses perigos.
Isso pode ocorrer devido a treinamentos de segurança inadequados, alta rotatividade de funcionários, dentre outros.
Precisa-se implementar programas de treinamento em segurança, com foco em: identificação do perigo; avaliação de risco; EPIs adequados; cuidados e manutenção dos mesmos; cultura de segurança; e treinamentos regulares de segurança.
Desconforto:
O EPI desconfortável restringe o movimento ou causa irritação, desencorajando seu uso de forma consistente. Os empregadores devem fornecer equipamentos ergonômicos, bem ajustados, leves e que facilitem a respiração.
Treinamento insuficiente:
Se os trabalhadores não souberem usar, cuidar ou manter adequadamente os EPIs, eles podem ser menos propensos a usá-los.
Falta de execução:
Quando supervisores e gerentes não aplicam consistentemente as regras de EPI, os trabalhadores podem pensar que não é necessário ou importante. Inclusive quando veem colegas de trabalho não usando-o.
É necessário desenvolver, aplicar e manter um treinamento regular de uma política abrangente de EPI, com suporte, consequências claras, monitoramento e responsabilidade.
Disponibilidade limitada:
Se os EPIs não tiverem prontamente disponíveis ou em falta, os trabalhadores podem não ter acesso ao equipamento necessário.
Os empregadores devem assegurar um fornecimento consistente de equipamento de alta qualidade e torná-lo facilmente acessível a todos os trabalhadores.
Sensação de invencibilidade:
Os trabalhadores podem subestimar seus riscos e consequências do não uso da proteção adequada.
Os empregadores podem usar várias estratégias para enfatizar a importância dos EPIs na prevenção de acidentes e lesões, como: compartilhar histórias da vida real; estatísticas relevantes; demonstrações de perigo; palestras; dentre outros.
Um forte compromisso com a segurança beneficia os funcionários e a organização.